sexta-feira, 8 de abril de 2016

20:48
     Realizamos este passeio com a agência Brasileiros em Ushuaia no dia 07/04/2015.

     Seguimos de van até o parque que fica a 12 km de Ushuaia. Chegando lá compramos o ticket de ingresso ao parque ($100 pesos) e do passeio de trem ($420 pesos). Parte do grupo optou por não fazer o passeio de trem.

    
     Há todo um tema histórico relacionado ao trem, que vai sendo contado durante o percurso. Por volta de 1900, a Terra do Fogo era povoada por grupos aborígenes, embora já haviam se estabelecido na região algumas missões a fim de evangelizar os nativos. Já que o local era considerado um ponto estratégico para a navegação, visto que o Estreito de Magalhães era uma passagem importante na época, potencias estrangeiras começaram a se interessar por este território. Em virtude disso, o governo viu a necessidade de popular a região, estabelecendo assim sua soberania.

     Desta forma, resolveu-se criar uma colônia penal na região. Surgiu então a necessidade de criar um sistema para transportar os presos do presídio ao local de trabalho, e foi aí que surgiu o trem dos presos.

     O trem partia do presídio (Hoje Museu Marítimo, localizado no centro de Ushuaia) e percorria cerca de 25 km. O atual trem percorre apenas os últimos 7 km daquele trajeto que era realizado pelos presos.

     Cerca de 10 minutos depois de sair da Estação, é realizada uma parada na Estação La Macarena, onde os presos paravam para coletar água da Cascata da Macarena para os tanques da locomotiva a vapor. Ficamos aí por cerca de 15 minutos e depois partimos para a estação final.

     Chegando lá o grupo já estava nos aguardando para prosseguirmos com o passeio. O deslocamento dentro do parque é feito de van, parando apenas em alguns pontos importantes.

     Nossa primeira parada foi no Centro de Visitantes Alakush, que conta com uma boa estrutura com banheiros, café, loja de souvenir e na época em que fomos havia até uma pequena mostra cultural. Lá é possível carimbar seu passaporte com o símbolo do parque e ter uma vista privilegiada do Rio Lapataia.

Carimbo do parque

Rio Lapataia


     De lá seguimos de van até o Lago Roca, onde fizemos mais uma parada.

Lago Roca

     Seguimos caminho e mais a frente fizemos uma nova parada, desta vez nas famosas placas do parque e de onde sai um pequeno caminho que percorremos a pé até chegar na Bahía Lapataia.

Bahía Lapataia


     Depois disso retornaríamos a Ushuaia. Foi então que perguntamos ao guia sobre o famoso Correio do Fim do Mundo, e ele nos informou que haviam ido até lá enquanto fazíamos o passeio de trem. Falamos que também queríamos conhecer, então passaram novamente (e rapidamente) por lá. Lá conseguimos mais um carimbo no passaporte, mas ele não saiu de graça não, tivemos que pagar USD 2.

Correio do Fim do Mundo

     Aproveitamos o resto do dia para visitar os museus em Ushuaia.

Dicas: O parque é muito grande para visitá-lo apenas em meio dia. Além disso, se você contratar o passeio com uma agência e quiser fazer o trecho de trem, é melhor se informar bem com a agência, para não perder nenhuma parte do passeio.

Informações Úteis:
Quem leva: Brasileiros em Ushuaia
Saídas: Diárias (manhã e tarde)
Duração: Cerca de 6 horas
Inclui: Transporte até a estância e desembarque na Ilha
Idioma: Espanhol / Inglês
Valor:
- Passeio agência: $500 pesos
- Entrada parque: $100 pesos para integrantes do Mercosul (levar passaporte)


- Passeio Trem: $420 pesos


0 comentários:

Postar um comentário