sexta-feira, 8 de abril de 2016

09:10
     Confesso que esse foi um dos passeios que nos gerou mais dúvidas, então vamos tentar explicar da melhor maneira possível.

     A Isla Martillo Ou Pinguinera, localizada no Canal Beagle, pertence a Estância Harberton e é o lugar de reprodução dos Pinguins de Magalhães que se deslocam para a ilha todos os anos e permanecem por lá entre os meses de setembro e abril. A ilha conta com aproximadamente 1000 ninhos.

     Existem 3 passeios distintos que podem ser feitos para conhecer a Ilha:

  • Navegação Canal Beagle + Pinguinera
  • Navegação Canal Beagle + Estância Harberton
  • Pinguinera Terrestre

     Para maiores informações sobre os passeios de navegação clique aqui.

     O passeio terrestre na pinguinera é mais restrito. Apenas a empresa Piratour é autorizada a descer na ilha e são permitidas apenas 40 pessoas por dia (separadas em 2 grupos de 20, sendo um grupo pela manhã e outro à tarde). Outras agências de turismo podem vender esse passeio, mas quem leva é a empresa Piratour. 

     Devido a essa limitação, é recomendável contratar esse passeio ainda antes de chegar em Ushuaia, garantindo assim seu lugar.

     Fizemos este passeio no dia 06/04/2015, no horário da tarde (14:30 hs).

     Quando fechamos o pacote, a agência nos informou que neste período poucos pinguins ainda estariam na ilha, mas decidimos fazer o passeio de qualquer forma, pois mesmo que tivesse apenas um, poder vê-lo de perto seria uma experiência muito bacana.

     O ponto de encontro para saída do passeio é o escritório da agência que fica próximo ao Porto e ao Centro de Informações Turísticas. É importante chegar com alguns minutos de antecedência para pegar a identificação (uma espécie de crachá).

     Todos devidamente ‘identificados’ partimos então com o micro-ônibus em direção a famosa Estância Harberton (primeira estância na Ilha) fundada em 1886 pelo missionário Thomas Bridges. Uma hora e meia depois, chegamos a Estância, e logo na chegada já é possível visualisar a força dos ventos moldando a paisagem. 

Árvore que sofreu a ação dos ventos

     Chegando a estância, desembarcamos do micro-ônibus e tivemos alguns minutinhos livres.

Estância Harberton
          Em seguida pegamos uma pequena embarcação na Estância e navegamos por cerca de 15 minutos até chegarmos na Isla Martillo ou Pinguinera.

Ventos Patagônicos
Embarcação que nos levou até a ilha

     Sem dúvida foi uma das melhores experiências que já vivemos.

     Dada a nossa expectativa inicial de ver apenas 1 ou 2 pinguins, ficamos muito animados em ver que ainda havia algumas dezenas deles por lá....



     Na verdade posso dizer que tivemos muita sorte, pois encontramos 3 espécies de pinguins na ilha: Pinguim de Magalhães, Pinguim Papua e o Pinguim Rei.

Pinguim Papua e Pinguim Rei

     O passeio guiado na ilha dura cerca de 1 hora, e é possível chegar bem perto deles.



Pinguim de Magalhães
Pinguim Papua
Tão bonitinhos!
Olha eu aqui!
     Após o passeio, navegamos por mais 15 minutos, voltando para a Estância. Como já fomos no final da temporada (ao que tudo indica conseguimos pegar o último dia do passeio), a Estância estava fechada para visitação, porém a cafeteria estava aberta. Fizemos uma parada lá antes de nos dirigirmos ao Museu Acatushún (Museu de Aves e Mamíferos) localizado bem próximo a cafeteria.
     
     O museu é pequeno, mas bem interessante.



     Hora de ir embora. Mas antes uma parada para registrar o entardecer e as cores da Patagônia.




Informações Úteis:
Quem leva: Piratour
Saídas: Diárias (manhã e tarde)
Duração: Cerca de 6 horas
Inclui: Transporte até a estância e desembarque na Ilha
Idioma: Espanhol / Inglês
Valor: $1200 pesos Argentinos por pessoa (taxa de $140 pesos a ser paga na Estância Harberton)


0 comentários:

Postar um comentário