domingo, 10 de abril de 2016

20:06
     Realizamos este passeio com a Agência Brasileiros em Ushuaia no dia 08/04/2015.

     A van nos buscou no hotel no início da manhã e de lá seguimos pela Ruta 3 até o ponto de início do trekking. O passeio tem duração de cerca de 5 horas e saídas diárias pela manhã e tarde.
Caminho até a Laguna Esmeralda
     A trilha até a laguna possui 4.8 km e possui um nível de dificuldade fácil - em sua maior parte com pouca inclinação. Neste passeio é possível observar os bosques com árvores típicas da região, além de várias castoreiras e os diques construídos pelos castores. Com alguma sorte, é possível até mesmo avistar alguns castores por lá.
Dique construído pelos castores
Obra dos castores!

     O caminho é realmente muito bonito e sem dúvida foi um dos pontos altos da viagem.

É muito comum ver árvores caídas devido a ação dos ventos
As cores do outono

     No trajeto é possível ver vários tipos de fungos, sendo o Pan de Indio o mais conhecido. É um fungo comestível que cresce principalmente no ñire (árvore muito comum na Patagônia). O fungo afeta as árvores internamente obstruindo a passagem da seiva. Para se defender, a árvore produz um nó para passar por este bloqueio. O fungo, ao sair do nó, se expande para outra parte da árvore. Dizem que este fungo serviu de alimento para os índios yaganes (daí o nome).

     Provamos o Pan de Indio, ele tem a textura de um pão de queijo, mas não tem gosto de nada.

'Pan de Indio'
     Passando pela área de bosques, pouco antes de chegar a laguna foi a parte mais difícil em relação a caminhada, pois há uma vegetação chamada de turbal, que se você não souber onde pisar pode afundar um pouco (por isso a importância de ir com um tênis impermeável).
     Há dez mil anos... No fundo do vale se formaram lagos e lagunas que ofereceram condições para que plantas aquáticas mortas não se decompusessem e se acumulassem. Hoje, os turbais são esses antigos corpos de água cobertos de plantas mortas, formando espessos mantos de "turba". São inúmeras as espécies neste ecossistema, mas o mais abundante é o musgo Sphagnum que possui como característica a cor avermelhada.
Olha o turbal aqui. Isso afunda mesmo!!
     Chegando a Laguna Esmeralda, a vista surpreende e a cor do lago honra seu nome. É muito bonito. A Laguna Esmeralda é formada com as águas do degelo do Glaciar Ojos del Albino.
Laguna Esmeralda

     
Paramos um pouco para descansar e fazer um lanche, além de admirar a paisagem...
Depois disso, retornamos pelo mesmo caminho até o início da trilha, onde a van nos esperava para voltarmos ao hotel.

Dicas: Ir com calçado impermeável e jaqueta corta vento. Leve água.

Informações Úteis:
Saídas: Diárias (manhã e tarde)
Duração: Cerca de 5 horas
Inclui: Guia, lanche e transporte desde o hotel
Idioma: Espanhol
Valor: 850 pesos por pessoa

0 comentários:

Postar um comentário